CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O País “do” Bolsa.

Lembro que em 2003, recém eleito e investido do primeiro mandado do Presidente Lula, este foi convidado com toda sua comitiva de Brasília, pelo então governador eleito Germano Rigoto para um churrasco oferecido pelo Palácio Piratini dias antes da abertura do Forum Social Mundial.
Lula, como bom apreciador dos produtos derivados da cana de açúcar, fez a festa no Palácio Piratini em seus discursos improvisados marcados por fatos pitorescos levando os presentes a se questionar sobre a originalidade conveniente do Presidente “trabalhador”.
Como convidado na ocasião pelo então governador eleito e, após o encerramento das eleições majoritárias e proporcionais no Rio Grande do Sul, como no Brasil do Rio Mampituba ao norte, pude ler algumas colocações feitas pela mesa oficial. Mesa composta além do Presidente da República, pelos então Ministros(as) Emília Fernandes, Benedita da Silva, José Dirceu, além de inúmeros Deputados Federais neófitos como no caso do Henrique Fontana em seu primeiro mandato. O que mais chamou atenção, na ocasião, foi quando Lula, em seu continuado momento de descontração assegurou que para se fazer um bom governo a fim de atender a todos as demandas sociais do povo brasileiro, seriam necessários pelo menos 20 anos. A afirmativa vibrou como quem realmente pretende se utilizar de todos os mecanismos de governo para a manutenção do poder.
Ontem, ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho a fim de participar da abertura do Forum Social Mundial, houveram momentos de apurada leitura nos gestos e atitudes do primeiro mandatário do país quando do discurso no Gigantinho em Porto Alegre. As eleições não foram objeto do discurso. Não porque Lula não quisesse, mas foi freado. Tramita no judiciário brasileiro, processo contra ele e contra a Ministra Dilma, acusados de práticas abusivas de propaganda eleitoral fora do prazo permitido. Aliás se esta moda pegasse, em multar partidos e imprensa por propaganda intempestiva, certamente o caixa do governo encontraria uma forma muito confortável de arrecadar dos partidos e dos órgãos de imprensa, com a mania de entrevistar “candidatos”, “pré-candidatos” com discurso de “candidatos”, valores interessantes.
Lidas as atitudes e gestos do Presidente Lula ontem, estas preocupam. Ouvindo seu inflamado discurso populista, comuns com os de Evo Morales, Hugo Chaves, Mjica, Fidel, entre outros ditos socialistas, foram os mandatários que levaram seus países a bancarrota. A leitura dos gestos, com expressões de raiva, ostensivos e agressivos, em muito lembram os gestos dos temidos ditadores mundiais com os quais, Lula tem guarda certa simetria.
O Forum Social Mundial é de pouca eficácia e de muito consumo em todos os sentidos. Perdoem-me os mais apressados em julgar o conceito “consumo”. Ninguém é ingênuo a ponto de desconsiderar as elevadíssimas somas de dinheiro distribuídas pelo poder público a fim de financiar um bando de desocupados estrangeiros cujos resultados práticos são nulos. Nestes encontros, os pobres, em todos os sentidos, são tratados como coitados, excluídos, marginalizados, quando deveriam ser respeitados, oferecendo-lhes não esmola, mas oportunidade de crescimento social, educacional e profissional. A maior pobreza é de espírito, estas forma o curral eleitoral conveniente.
A herança que Lula deixará ao país custará muito caro ao setor produtivo. Os programas do “bolsa família”, “bolsa alimentos”, “bolsa telefone”, agora convenhamos, “bolsa copa do mundo” são um desbarati. Que país de quinta categoria é este? E mais... Como se isto ainda não bastasse, o setor produtivo que se prepare pois virá outra legislação populista obrigando a repartição dos lucros das empresas aos empregados, sem qualquer contrapartida de responsabilidade com o setor produtivo. Por esta via pode-se facilmente concluir o que está reservado nas próximas eleições.
E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog: www.carlosotavioschneider.blogspot.com.

Nenhum comentário: