CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Porque só para os outros?

Porque só para os outros?
O político brasileiro deveria ser objeto de estudo mais aprofundado a fim compreender melhor o comportamento dessa classe a fim de formar um conceito adequado dessa gente que governa um povo sem ordem e sem critério. O Dr. Felipe Franseschette da cidade de Canoas, chama atenção para alguns descaso políticos na distribuição de vídeo pela, demonstrando a devastação ocorrida em alguns municípios do Rio Grande do Sul devastados por agentes da natureza e o destruidor abalo sísmico ocorrido no Haiti .
Antes mesmo da tragédia ocorrida no Haiti, cuja devastação do território ocorreu por conta de terremoto, o Estado Gaúcho foi devastado por outro fenômeno natural: a chuva. Em torno daquele episódio, o governo brasileiro, mídia, ONG´s se mobilizaram a fim de prestar ajuda humanitária ao povo haitiano. Houveram antes disso, atos estranhos de iniciativa do governo federal, em perdoar dívidas astronômicas de países do continente Africano, como no caso do Gabão pelo governo Lula, ainda em seu primeiro mandato. Imagine o contribuinte brasileiro devendo impostos ao caixa do Lula! Atitudes estranhas que limitam entre fazer política do faz de conta com a política de prestação de contas.
Sem entrar no mérito da necessidade de enviar ou não tropas, dinheiro, alimentos, técnicos para auxiliar na recuperação e reconstrução daquele território devastado pelo terremoto, outro tema, porém local, causa revolta e indignação pelo desrespeito aos problemas que assolam o Rio Grande do Sul.
Não há registro de qualquer movimento nacional de ONG´s, dos agentes políticos do governo federal, de deslocamento de tropas militares, dinheiro, alimentos para as cidades gaúchas, por exemplo, Marques de Souza, São João da Polesine devastadas pelas enchentes. Essas cidades foram viradas dos pés para o ar em razão das chuvas torrenciais que destruiu casas, lavouras, criações, lápides de cemitérios, corpos humanos. Sequer os caixões dos cemitérios foram poupadas, tamanha foram as correntezas das águas.
Este episódio nos remete para outro momento em que as chuvas causaram estragos enormes. A cidade de Herval, fronteiriça do Rio Grande do Sul com Uruguai, por volta de 1992, quando inundada pelas fortes chuvas destruindo pontes, casas, lavouras, gado, etc., a reconstrução de pontes, casas e lavouras foi reconstruída com nenhum auxílio do Governo Federal muito menos para a reconstrução das estradas. Por outro lado o governo despejou recursos dos nossos bilionários impostos para “sanar” a seca do Nordeste.
Quer queira quer não, o fato é que o Rio Grande do Sul é filho bastardo do Brasil. Falam por si as histórias da Revolução Farroupilha, Federalista, Getulista, etc. A única revolução que o povo deve começar já é repensar a revolução do voto. No caso de Marques de Souza, São João da Polesine, que atuação mereceria destaque em Brasília, de ações políticas dos parlamentares que representam aquelas localidades, sobretudo, em protesto pelo descaso e desrespeito para com todo o povo dos pampas? Enquanto o governo federal pousa como ave de rapina aos olhos do mundo como bonzinho, humanitário no Haiti, o Rio Grande do Sul continua remetendo mais de 25 Bilhões de Reais por ano a título de tributos aos cofres de Brasília, por outro lado colhendo desrespeito e discriminação. Será porque é país ocupado pelo Brasil também? E-mail: cos.schneider@gmail.com

Nenhum comentário: