CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A República Anárquica.

A América Latina realmente vem passando por profundas e sorrateiras mudanças no quadro político e social, sobretudo, no Brasil, país de cujas dimensões continentais o torna o maior elefante branco do continente.
Os Movimentos Separatistas da “República do Pampa” liderada por Irton Marx de Santa Cruz do Sul ou ainda a Revolução Farroupilha que resultou na proclamação da “República Riograndense” liderada pelo então General Bento Gonçalves da Silva, já denunciavam tais circunstâncias. Revestiram suas ideologias as mais importantes peças revolucionários insurgentes contra atos discriminatórios praticados contra o Estado meridional do continente sulamericano.
O propósito de ambos os movimentos, foi e, continua sendo, de tomar atitude contra as discriminações impostas ao Rio Grande do Sul, já que seus representantes políticos não a tomam.
Como exemplo recente, de um lado do Brasil, as fortes chuvas que inundaram o solo gaúcho arrasando lavouras, plantel de gado, porcos, etc., causaram prejuízos em mais de 1 Bilhão de Reais no país todo enquanto que, no Rio Grande do Sul as cifras são superiores a 30 milhões de reais. Vidas humanas se perderam e milhares de pessoas continuam desabrigadas em razão dos desastres causados pelos agentes da natureza.
Toda sociedade gaúcha se mobilizou, solidária com os flagelados a fim de participar na reabilitação e na reconstrução da vida das famílias atingidas, além de fornecer comida e alimentos para os desabrigados gaúchos.
O povo, quando se mobiliza, constrói organiza e busca forças onde muitas vezes não tem a fim de reconstruir uma sociedade atingida.
Do outro lado do Brasil, quando respinga gota de chuva da Bahia, por exemplo, atingindo alguns políticos, estes espirram, cujo respingo causa pneumonia em Brasília. É motivo para liberar milhares de reais dos cofres públicos, tirado dos impostos, a fim de atender demandas para amenizar o sofrimento das pessoas atingidas nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Se o destino dos recursos chega para os fins destinados, isto é outra questão. O fato é que o Sul e Sudeste não têm sido tratados da mesma maneira.
Uma coisa é liberar crédito para custear a recuperação de estradas, pontes e rodovias, ainda não pedagiadas. Outra é disponibilizar os recursos para satisfazer tais créditos através das vias oficiais, o que transforma o ato governamental em mera pretensão. As promessas de recursos federais para o Rio Grande do Sul para sanar os problemas das chuvas, são algumas e não passam de promessas e quando ocorrem, são em troca de pesados favores políticos. Favores que tem cor, nome e símbolo. Favores estes que simbolizam a estrela vermelha, da foice e do martelo ou ainda de um tal de Chê de cuja verdadeira história, poucos conhecem. Os símbolos não ofendem. Quem ofende são os que praticam as atrocidades governamentais contra os cidadãos esperançosos por atitudes humanitárias do governo.
Mal grado ainda, o tal de Forum Social Mundial, movimento de entidades que escamoteiam propósitos outros, diversos daqueles propostos. Para os reparos causados pelas chuvas, o dinheiro é pouco, chorado ou ainda nenhum. Para financiar o Forum Social Mundial não há limite de gastos para realizar no Rio Grande do Sul, em municípios todos administrados pelo PT. O povo, que tem o poder do voto deve renovar a chama da Revolução da República Riograndense. O voto continua sendo a melhor das armas, como fonte do poder, na renovação não só o parlamento gaúcho, mas da totalidade do parlamento brasileiro a fim de acabar com os vícios indesejáveis impregnado neste Parlamento. E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog: www.carlosotavioschneider.blogspot.com.

Nenhum comentário: