CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ameaças Ocultas

Reféns enclausurados em seu próprio estado de dependência, o drogado é presa fácil para todo narcotraficante poderoso, misturado ao nosso meio, ousadamente de disfarçada referência no modelo de comportamento a filhos(as) ou parceiros (as). A melhor de todas as escolas nesta seara também vem dos programas de televisão sobretudo das novelas e filmes.
As políticas públicas fracassaram diante do avanço assombroso do tráfico de drogas, embora devamos aqui reconhecer o combate quase que heróico, e desmedido, dos muitos policiais, civis, militares, a quem rendemos nossa sincera homenagem.
O assunto não diz respeito somente ao setor público. Muitas famílias se desmancham em desespero quando os pais descobrem o envolvimento de sua prole no consumo da droga. Aliás, tudo principia com a bebida alcoólica, e daí o caminho está aberto para outras drogas mais pesadas, como cocaína, cracke, etc.
A droga é ameaça oculta, letal quando não atacada em tempo. Não vislumbro na rigidez da violência, forma de tratamento contra o dependente químico, bem como não serão ações como passar a mão sobre a cabeça para recuperar o dependente do mundo irreal que vive. Serão ações conjuntas do grupo familiar, o porto seguro para recuperação do drogado.
Além de vida curta, ele causa um furor no núcleo familiar. O viciado deve ser afastado do meio contaminado pelo vício do tráfico. Os alegados “amigos” consumidores afetos à companhia, de amigo nada tem. Pelo contrário, os verdadeiros amigos jamais permitirão que o dependente químico continue se afogando na maldição que ameaça a humanidade que é a droga como gênero da qual o cracke é arrasador.
Na China, por exemplo, qualquer turista, ao desembarcar em solo chinês ou mesmo o natural, é advertido das conseqüências de quem é pego com droga. A pena é incondicionalmente a execução.
O Brasil gasta grandes somas em dinheiro com a recuperação de drogados sem ir à causa, tratando apenas os efeitos. O que é inadmissível permitir, que nas escolas, públicas ou particulares, os pilantras de plantão aliciem jovens inocentes, despertando-os ao consumo de droga de toda espécie. A polícia, que embora realizando seu trabalho de combate ao tráfico, se sente muitas vezes desprotegida diante da pesada artilharia dos narcotraficantes além de carecerem de melhor treinamento. Faz o que pode.
A cidade de Novo Hamburgo, pequena ilha no universo de tantos outros palcos de negócios com o tráfico, tem pontos específicos em alguns bares noturnos bem destacados, onde a droga corre sem limites. Claro que não interessa o pequeno traficante. O perigoso chefão do tráfico precisa ser capturado, confiscando as luxuosas mansões adquiridas por conta da destruição de vidas humanas, submetendo o fruto do confisco à Lei 7.560/86 aplicando os recursos na recuperação dos dependentes químicos.
Penso que passou da hora da Câmara Federal, Ministério Público, entidades familiares, Ong´s, Igrejas se envolverem conjuntamente numa mega operação, investido da responsabilidade que tem para agir em defesa da sociedade, das famílias, a fim de coibir a ação, cada vez mais ousada dos delinquentes do tráfico. A barbárie que vem ceifando vidas humanas, leva mães e pais a beira da loucura, quando constatam o envolvimento de algum ente familiar neste fosso negro do vício das drogas. Além da ação coercitiva e enérgica, deve haver denúncia de qualquer comércio do tráfico de entorpecentes aos órgãos de segurança pública. Este ato não é uma faculdade de agir e sim obrigação em denunciar.
E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog.: www.carlosotavioschneider.blogspot.com

Nenhum comentário: