CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lideres sem liderança

Há muito vem se discutindo o modelo de partidos políticos no Brasil sem que se chegue a um denominador comum. A imprensa a cada momento divulga fatos novos contra políticos extravagantes numa verdadeira ciranda de gastos de dinheiro do contribuinte.
Os partidos políticos vivem um drama para as próximas eleições em face da ausência de nomes que mobilize o eleitor a votar em alternativas eficazes no combate aos problemas que atingem toda população gaúcha. Um destes problemas a ser enfrentado é a corrupção nas três esferas do poder.
Não existe mais espaço e, nada que justifica manter o atual modelo financiador de políticos e seus partidos em toda em toda estrutura partidária. O Congresso Nacional do Brasil é indiscutivelmente o mais pesado dos fardos carregado pelo povo da República tupiniquim, pois é o parlamento mais caro do planeta. A grande maioria dos partidos e seus representantes ocupantes de cargos eletivos não atendem mais aos anseios da população e tão pouco se traduz em modelo de democracia representativa.
Notória é a dificuldade para as eleições de 2010, sobretudo, quando se trata da reposição de peças políticas outrora eleitos para outros cargos. Resolveram atropelar seus mandatos concorrendo em novas eleições, de onde saíram vitoriosos. Aqui vale resgatar alguns nomes para demonstrar esta desrespeitosa realidade política partidária.
O Vale do Rio do Sinos, sobretudo, o setor do sapato, perdeu Júlio Redecker em trágico acidente aéreo, representante na Câmara dos Deputados. Traindo as expectativas de seus eleitores, Tarcísio Zimmermann, renunciou ao mandato de Deputado Federal para se candidatar se ao cargo de Prefeito por Novo Hamburgo na última eleição de 2008 de onde saiu vitorioso. Ao deixar o parlamento brasileiro, como derradeiro representante regional naquela casa legislativa, patrocinou a orfandade da região.
Para este parlamentar, como tantos outros, não importa o prejuízo político que podem causar à região ou na representação de suas respectivas bases sociais. Importa que estejam em algum cargo político a fim de induzir o eleitor ao erro na solução de seus problemas.
O modelo de democracia “participativa” merece reforma de valores de parte do eleitor. A mudança de comportamento deve principiar com quem é dono do voto, mudando o hábito de eleger os mesmos nomes, eleição após eleição como se não houvessem outros. É preciso um basta ao modelo vigente, reivindicando mudança de nomes que gozem de respeitabilidade na gestão pública e na representação. Muitos representantes de setores da sociedade, economia, esporte, turismo, que concorreram a cargos eletivos anteriores, em nada se comprometeram ou pouco envolvidos no suporte do ônus e da responsabilidade na representação, senão com seus próprios interesses e de seus partidos.
A partir da mudança de postura do eleitor e, evitando o voto nos nomes e partidos que já demonstraram o fracasso modelo político vigente, poderá haver mudança de paradigma. Mudança que começa com outros nomes, embora militantes em partidos tradicionais, podem representar setores importantes na economia regional. É o caso do ex-vereador de Picada Café Eugênio Spier do PTB, cujo apoio em favor de sua candidatura a Deputado Federal em 20010 vem do Senador Sérgio Zambiazi (PTB) maior expoente de votos no Rio Grande do Sul da legenda, assim como do eleitor no Vale do Sinos. Não basta mudar. É preciso inovar para um novo modelo de gestão política para a República Riograndense.
E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog.: www.carlosotavioschneider.blogspot.com

Nenhum comentário: