CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um Estado de Letargia.

Enquanto o Brasil se transforma numa das maiores potenciais econômicas mundiais, seus cidadãos, herdeiros da decadência social da pátria mãe, desacreditados de seus representantes políticos, assistem inertes os acontecimentos que violam ouvidos, olhos e, sobretudo, corações dos brasileiros. Não é só o Poder Executivo e Legislativo que se curva diante dos caprichosos e tentadores efeitos da corrupção. O Judiciário vem despencando junto à opinião pública como um dos últimos institutos de baixa credibilidade.
Os entes federados, denominados “Estados” governados e controlados pelas instituições acima, são devedores aos cofres da União, o equivalente a R$ 460 bilhões por conta da dívida interna. O Rio Grande do Sul, por sua vez, deverá comprometer nos próximos anos cerca de 18% /ano de sua receita com pagamento de juros com a União. Os indexadores utilizados para atualizar os débitos são os mais perversos possíveis. Nem mesmo o mercado de capitais rejeitaria tamanha ganância em abocanhar fatia tão expressiva vindas dos entes da federação brasileira.
Mas não são só a instituições políticos que estão sob suspeita. A vergonhosa engenharia econômica do Brasil encontra razão cada vez maior quando ronda o palco da mesquinharia através da máquina da corrupção atingindo de morte, os mais altos institutos com sua respeitável história, valores construídos no país que de longa data insculpiram em suas fileiras os notáveis cérebros da literatura do brasileira. Pior que assistir a implacável ação perversa dos agentes corrompiveis por conta dos corruptos é perceber que a Academia Brasileira de Letras é ninho de notáveis incautos que trouxeram à sua galeria um personagem a,lienígena, que nada tem em comum com aquele grêmio literário. Pasmem!! Ronaldinho Gaúcho, jogador do Flamengo do Rio de Janeiro, que não sei se em algum momento de sua vida leu algum livro, mas que vive atormentando com seus batuques e pagode, seus vizinhos de condomínio. Um mal educado e péssimo exemplo de cidadão. Este mesmo cidadão, acaba de ser condecorado pelos “brancaleones” da academia literária com a Medalha “Machado de Assis”. Sim!!! é isto mesmo! O dito cidadão do Brasil entrou para a fileira dos notáveis, imortais agraciados pela Academia fora das quatro linhas dos campos da literatura. Falta homem neste país que dê um basta a esta imoralidade.
Não nos parece que estejamos no caminho da construção de um país justo e perfeito. Estamos longe, quilometricamente longe, de cultivar os valores da ética, moral e equilíbrio social, emoldurados no espírito do homem público do Brasil. Querem ver da razão deste pensamento? Voltemos ao caso do comprometimento da dívida pública dos Estados com a União. Os mesmos políticos que há mais de 40 anos vem roubando a confiança dos contribuintes, além do erário são os mesmos de plantão que denunciam hoje, reclamando que seus Estados irão a falência caso não houver um novo modelo de relacionamento econômico dos Estados com a União. Os mesmos que desfilam no Congresso Nacional, sobretudo, o Senado são os que se queixam da falta de recursos em seus Estados. Ou será apenas mais uma manobra de desviar verbas públicas produzidas no Sul e Sudeste em favor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste?
Enquanto isto, o Poder Executivo acaba de dar golpe mortal na ordem legal do país. As obras da Copa do Mundo serão tocadas por medidas das medidas emergenciais. Atos que dispensam a lisura e a transparência da vida pública, envolvendo atores periféricos como a CBF através de seu presidente Ricardo Teixeira, denunciado na Fifa por corrupção e desvios de verbas do futebol são golpeados. Ronda o Sr. Ricardo Teixeira os bastidores do Executivo e Legislativo Federal com a maior cretinice, manipulando números, orçamentos, obras com claros sintomas de superfaturamento a fim de salvar alguns clubes da falência em troca de sua permanência a frente da instituição máxima do futebol brasileiro. Onde vamos chegar com este comportamento? Não há Ministério Público, Judiciário, CPI´s que coíba e afaste os espertalhões de suas funções públicas que ronda o poder como lagartixas famintas por algum inseto gordo. E-amil:cos.schneider@gmail.com

Nenhum comentário: