CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reféns da Estupidez

Um dito popular chinês diz que a juventude é provisória, e a velhice é eterna. A razão não falta ao provérbio. Cada indivíduo encontra em cada etapa da vida a proporção certa vinculado aos valores carregados desde a infância. Afinal, somos o que pensamos ser.
O estilo de vida, o comportamento social, o convívio familiar se reveste de formas de aprimoramento adquiridos em modelos paradigmáticos irradiados em programas de televisão, sobretudo, as telenovelas; as revistas com suas modas loucas e comportamentos sexuais; os jornais com seus comerciais ousados mostrando que chegamos ao fundo do poço da dignidade humana.
Os chineses se abastecem dos idosos a fim de buscar conhecimento, conselho, dissipar dúvidas. São os idosos que auxiliam aos pais a criarem seus filhos e não as babás eletrônicas ou as boxeadoras de plantão, oportunistas e obcecadas em se abastecer de ódio e raiva da classe social mais privilegiada, trucidando pobres criaturinhas, filhos (as) de trabalhadores (as) que por falta de outra opção, entregam suas crianças a estranhos para guarda insegura.
O Rio do Sinos em toda sua extensão, é lixo de depósito humano. Muitas grávidas, piores que animais, pois animais cuidam de suas crias, com gravidez indesejada, provocam abortos e depositam os fetos nas águas turvas do rio como se santuário fosse.
Situações constrangedoras encontram ressonância em todas as matizes sociais. Enquanto os insurgentes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, irresignados com os baixos salários, em média de R$ 900,00 resolveram protestar invadindo o quartel general de onde saíram presos por desordem, reivindicando melhores salários. Não se presta o artigo sair em defesa dos insurgentes, mas quem de nós se omitiria nesta hora sem se mostrar inconformado? Enquanto os bombeiros, que salvam vidas arriscando a sua, os políticos vivem em outra esfera planetária.
Além dos salários criados por eles mesmos, zombam dos trabalhadores de quem sacam, via impostos, os seus salários imorais.
A sociedade vive intolerante. Já não há mais o convívio entre pessoas do mesmo grupo familiar. Situação ainda agravada quando um dos familiares possui situação patrimonial privilegiada. Sempre há quem pense em alguém querer se aproveitar da situação. A televisão tomou o lugar da interação. As crianças, sobretudo as de pais desatentos, acumulam seus lixinhos em frente a televisão ou microcomputador. Não correm mais nos gramados do jardim da casa ou escola, lhes falta estrutura muscular, acumulam exageradas gorduras que em nada oxigenam a estrutura corporal. Matatis... Mutantis.
A questão que mais nos causa espanto é o fato que odiamos mais que amamos. Fala-se mais dos defeitos dos outros e das virtudes próprias, ao invés participar do exercício saudável de elevar a virtude do silencia e da tolerância. Assim mesmo, queremos acreditar em nosso vizinho, familiar, amigo de quem nos socorremos quando não temos mais ninguém a quem nos socorrer.
E-amil:cos.schneider@gmail.com

Nenhum comentário: