CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 4 de março de 2010

Território sem lei

O Brasil precisa de preocupação cada vez maior, pois transformou se em território lei onde a ordem social foi subvertida. Não há nesta “pátria mãe gentil” quem esteja vivendo no “seio da pátria amada” em paz e com tranqüilidade, sem estar cercado dos mecanismos de vigilância e segurança a fim de que os cidadãos protejam suas vidas na melhor forma possível.
Andar pelas vias públicas e parques transformou-se privilégio do crime, enquanto os cidadãos compromissados com o bem comum, pagadores de impostos, são constantemente ameaçados da dilapidação patrimonial pelos vândalos. Vivem enclausurados em ambientes cada vez mais inseguros tendo apenas a proteção dos serviços de segurança particular de quem pode.
As estatísticas preocupam a tal ponto que a grande maioria dos cidadãos, vitimados por assaltos, seqüestros, roubos, furtos, engordam as cifras negras no país por conta do descrédito na força policial. Não que esta, a polícia, seja responsável pela desordem social. O fato é que o Estado faliu. Desaparelhou e continua desaparelhando os órgãos de segurança pública a tal ponto que tornam ineficazes as ações dos policiais contra o crime cada vez mais equipado e organizado.
Em outros casos como do jovem Renan Veeck, 20 anos, de Novo Hamburgo, vitimado na cascata do Herval de Dois Irmãos (RS) dia 27 de fevereiro de 2010 caracteriza o desaparelhamento do Estado para os serviços públicos essenciais e especializados. Renan agonizou por aproximadamente 4 horas, debaixo da correnteza das águas da cascata, depois de escorregar sobre pedras, onde caiu entre rochas ficando preso vindo a falecer de hipotermia. Em reiterado e desesperado pedido de socorro, poderia Renan ter sido salvo caso os serviços de resgate do Corpo de Bombeiros fosse atendido em tempo.
Mal equipados, desleixados, possíveis trotes, seja lá o que for, mortes estúpidas como a do jovem Renan, por leituras equivocadas ou mal interpretadas, não podem merecer pretexto para omissão de socorro por parte dos agentes do Estado, cuja função precípua é assistir ao cidadão quando necessário.
Em épocas de campanha eleitoral, candidatos a cargos eletivos fazem evaporar milhões de reais em propagandas atirados em vias públicas em nome da democracia; milhões de reais são gastos em ajuda humanitária a outros países, enquanto os cidadãos do País vivem o caos do abandono. Dirigentes públicos, investidos de seus mandatos, eleitos por siglas partidárias diversas, em seus postos, brigam entre si por ideologias estúpidas e inconseqüentes, enquanto que o cidadão, que os elegeu é esquecido e abandonado. Afinal qual o significado de “representante do povo?”.
É dever do Estado, segundo a constituição, garantir ao cidadão transporte, educação, segurança, entre outras garantias constitucionais. Contudo, o cidadão está cada vez mais refém dos vândalos do crime, desassistido pelo Estado que, falido, atribui ao desequilíbrio econômico, a culpa. A triste estatística de Novo Hamburgo, cidade do Vale do Sinos, em lamentável decadência econômica e social, registra em média 113 assaltos, arrombamentos diários. As grandes metrópoles são ingovernáveis no atual modelo de gestão pública. Assim, salvo melhor juízo, é preciso renovar as políticas públicas, limpando o parlamento e renovando nomes com novas propostas compromissadas com a ordem social. Honrados homens públicos como o Sr. Eugênio Spier (PTB) de Picada Café no parlamento gaúcho, entre outros, é uma exigência inegável pelo seu passado político, compromentido com a sociedade gaúcha. De igual quilate, e não menos importante indicação do cidadão Valney Luis Vargas (PMN) da cidade de Guaíba, para ocupar o parlamento federal como proposta de renovação de políticas públicas, para uma sociedade que reclama por justiça e paz social. E-mail: cos.schneider@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

em primeiro lugar tu tens informações erradas...não pode sair por ai escrevendo o q vc acha que aconteceu!!!!
e outra...não foi em Dois Irmãos, foi em Sta Maria do Herval..onde NÃO tem bombeiro militar e nem voluntarioO!!!!então ateh eles chegarem la...ja havia passado algum tempo...não foi omissão de socorro e sim pq não havia socorro na cidade!!!!
ele ficou preso, sim, mas nenhuma pessoa aguentaria ficar na mesma situação que ele...por isso morreu de hipotermia!!!

Vai em alguma cidade que existe bombeiro voluntario, e comece a participar...tu vai ver qual é a realidade dos bombeiros no Brasil!!!

emanuel disse...

Até concordo contigo Juu... mas o comentário e justamente disso por NÃO haver corpo de bombeiros na própria cidade não importa se ali ou aqui o importante e relatar que não há socorro conforme a realidade da cidade, o fato não é para nos indignar por um relato com algum erro de cidade e sim a preocupação de um fato real que aconteceu em sua própria cidade que você mesmo disse que NÃO há bombeiros militar, agora se pergunte se fosse um dos seus familiares ou quem sabe você mesmo, aqui chama atenção do descaso para a vida humana em vez de levar o dinheiro do cofre público para outros países, porque não usar com seu próprio povo que numa situação onde o município sim tinha de ter o socorro mais rápido possível não o tinha.Todos sabem da realidade do corpo de bombeiros em todo o país isso não é novidade o caso é que aconteceu e agora...mas uma vitima da despreocupação do governo com o ser humano.
Temos que nos indignar sim mas com o gasto do dinheiro público onde estão gastando.Aqui vai meus parabéns ao Sr. Carlos que teve coragem para manifestar sua indignação e chamou a atenção para o descaso do bem maior.... que a VIDA HUMANA.
Não deveríamos no ofender por haver pessoas que relata fastos reais porque chega de tanta fantasia.