CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Metamorfose Social

Na medida que a sociedade se transforma numa metamorfose ambulante e, sem plagiar Raul Seixas, há mudanças estratosféricas à vista dos acontecimentos políticos que reverberam no centro dos acontecimentos sociais resultados que afetam massa populacional induzida viver de forma alheio a seus efeitos radiais culturais.
Escrevo hoje de Ibirubá, cidade localizada no Planalto do Rio Grande do Sul, momento em que visito meu Primo Eloi Franz e sua esposa Sra. Vilma Giolo Franz, em mágico momento na celebração de encontro para relembrar familiares, valores culturais construídos anos a fora em grande número de sociedades mundiais transformadas corroídas pela de exigência de compromissos sociais e profissionais a que foram submetidos seus agentes.
Claro que depois dos encontros promovidos pelo primo Eloi, sobretudo, os da família Franz e Grohmann, o assunto que naturalmente aflorou a mesa foi a mudança no comportamento cultural que a que forma submetido os imigrantes integrar a comunidade gaúcha ao longo dos anos.
As diferenças culturais são valores protegidos pela legislação brasileira. Estas diferenças foram protagonizadas pela composição de diferentes povos que compõe o tecido social brasileiro, sobretudo, a gaúcha, cuja matriz multicultural, deixa interrogações preocupantes que merecem análise crítica a fim de adequar seus conceitos.
Muitas sociedades civis gaúchas, sobretudo, os Centros de Tradições Gaúchas – CTG´s, tiveram maciça participação dos exemplares alemães e italianos na composição social. Naturalmente cada momento da história política brasileira, se reveste de valores próprios sob cujos efeitos regionais os povos europeus eram perseguidos em razão dos conflitos bélicos instalados além mar com reflexos no Hemisfério Sul do continente.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG editou sua carta de princípios ainda não adequada aos efeitos da Constituição Federal do Brasil. Os valores culturais protegidos por princípios constitucionais intocáveis sofrem graves ameaças em promoção de apenas uma cultura regional. O MTG pretende em um de seus dispositivos constitutivos, ACULTURAR o imigrante gaúcho. Ora, isto é gravíssimo e merece ser refutado veementemente sob severas críticas. Afinal quem é dono dos CTG´s? Teriam os Centros de Tradições Gaúchas se renderem a estes caprichos mesmo sob flagrante conflito constitucional?
Basta ler os fundamentam da carta de princípios imposta a todos os centros tradicionalistas, para constatar de um equívoco insustentável na forma redigida, há anos. A afronta é contra os valores e princípios constitucionais, sobretudo, os da dignidade da pessoa humana. Já não bastassem os desmandos e descasos praticados pelos governos contra os seus súditos, ainda conviver com tamanha insensibilidade e agressividade contra valores inerentes a cada povo que constitui a matiz cultural gaúcha, a principiar pela cultura nativa.
A cidade de Novo Hamburgo, só para se ter um exemplo, ou ainda São Leopoldo, coincidentemente governos do PT, em ambas as cidades, suplantaram as culturas germânicas que são celebradas em cada mês de julho, mês comemorativa da imigração alemã. Os valores foram construídos ao longo dos anos pelos alemães que vieram ao Brasil. Hoje aqueles governos suplantaram as festividades, introduzindo outras culturas alienígenas. Diante disso, devem as sociedades organizadas defensoras destas culturas, requerer em cada caso concreto, ajuizar ação penal contra os responsáveis, por afronta aos princípios culturais protegidos pela Carta Política Brasileira de 1988.. E-mail: cos.schneider@gmail.com

Nenhum comentário: