CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Mercados das Fraudes

Uma das virtudes mais importantes na construção de valores do ser humano é o respeito com o próximo, seguido de seu lapidar comportamento no convívio social. Deve se um cuidado especial na diferença do “social” para o “socialismo”, pois, coisas diversas.
Estaríamos à beira de instituir no seio da sociedade política brasileira a permissão do pregão das fraudes a partir da mudança de paradigmas? O preço que os brasileiros pagam pela corrupção nos remete a uma profunda análise de comportamento dos representantes do povo a partir do momento que todos são chamados a decidir os rumos da nação através do voto.
A final, o voto é poder? Se “poder”, cabem medidas, urgentíssimas a fim sacudir a sociedade da “pátria amada brasileira” na adoção de ações políticas (e não bélicas) para extirpar as perversas práticas de fraude que se instalou no país, a partir da instituição do Estado Novo. E faz pouco tempo que saímos de um regime de governo militar.
Já são incontáveis os eventos danosos aos cofres do país, postos em evidência pelas instituições vigilantes brasileiras como as do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil entre outras, envolvendo práticas políticas administrativas internas e externas dos governos nas três esferas do poder instituídas pelo Estado Republicano.
O Enem, exame nacional para avaliação do ensino médio dos estudantes do país, que seria realizado neste sábado e domingo, foi suspenso por suspeita de fraudes. Pasmem fraude no Enem! As “falcatruas” interessam aqueles que a utilizam para o patrulhamento ideológico abusivo ou ainda, pior, a venda dos gabaritos.
São também inúmeras as fraudes em processos de licitação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Conforme comentou ontem nosso colega Dr. Valney Vargas de Porto Alegre, foram apontados mais de 40 processos em certames licitatórios, suspeitos de fraude que nada mais é senão desvio ou dissonância da ordem legal, moral, econômica.
Nos processos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – ainda há muito que investigar. Os recursos do Fundo deveriam ser destinados a financiar a educação básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Mas não é bem isto que acontece. Embora sua vigência tenha data marcada para desaparecer 2020, atende, ou pelo menos deveria atender os mais de 47 milhões de alunos em todo país. Será que o aporte de recursos federais ao Fundo que em 2008, beirou os R$ 3 bilhões foram realmente utilizados para os fins previstos? Certamente não! Milhares de crianças e adolescentes foram prejudicados pelo desvio imoral destas receitas. Suspeita-se que campanhas eleitorais tenham consumida boa parte destes recursos. Muitos se lembram do ano de 2007 quando alguns dirigentes de partidos políticos, entre eles o Partido Social Cristão – PSC, além de prefeitos, empresários mal intencionados negociaram a merenda escalar em nossa região. Imaginem o resto deste imenso País.
Poderíamos continuar enumerando uma lista interminável de fraudes, desvio de receitas para os mais diversos fins, menos para as quais instituídas. Entretanto, o que fazer para amenizar tais inconvenientes? Seria utopia aspirar ao fim destas práticas abomináveis. Contudo o anestésico processo de assistir impávido, escândalo sobre escândalo, praticados contra a sociedade brasileira, às custas dos impostos, merece ação reacionária a fim de demonstrar que o poder emana do povo e, em nome dele deve ser exercido. Se diferente, certamente estamos diante da prática do crime de “estelionato” eleitoral. O voto certamente é a solução.
E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog: www.carlosotavioschneider.blogspot.com

Nenhum comentário: