CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CERCO AOS CONTRIBUINTES - I

A fúria pela arrecadação de impostos no Brasil chega à raia da loucura e da insanidade mental nos moldes da construção dos modelos e sistemas arrecadação no país. Não bastasse que os brasileiros tivessem sido contemplados com impostos suecos em troca de serviços africanos, agora serão monitorados de todo patrimônio, até mesmo durante o período do sagrado soninho. Se é que este vai permitir que o brasileiro durma em paz.
É importante saber que as contas bancárias dos brasileiros estão sendo monitorados pelo Governo Federal através do Banco Central do Brasil por um moderno sistema de processamento de dados apelidado de HAL. Uma espécie de cérebro eletrônico, que talvez seja o mais poderoso sistema que fiscalizará todas as contas bancárias de todos os brasileiros.
Desde a manhã do dia 07 de maio de 2009, no subsolo do Banco Central opera um monstruoso supercomputador com o propósito de processar todas as contas bancárias das mais de 182 instituições financeiras instaladas no país. Denominado de Cadastro de Clientes do Sistema Financeiros Nacional, foi apelidado de HAL pela turma de Brasília. Só para se ter uma idéia, na primeira carga de informações ao computador, o ato durou nada menos que quatro dias. Ao final do processo, haviam sido criadas nada menos que 150 milhões pastas diversas dos correntistas do país vinculadas aos respectivos CNPJ e CPF´s e aos nomes de seus titulares ou de seus procuradores.
Curiosamente em época de tão poucos investimentos no setor da educação, saúde e segurança, a inteligência artificial do HAL já consumiu quase R$ 20 milhões de reais. No mundo só há dois sistemas parecidos com o brasileiro: o da Alemanha e da França. Ambos são inferiores ao brasileiro. No sistema alemão, há uma defasagem entre a abertura de uma conta bancária e seu registro no computador de aproximadamente 6 meses. No Brasil, o prazo é de dois dias para o registro da abertura de um a conta corrente. Não é atoa que para chegar no sistema do HAL é preciso passar por três portas blindadas com código de acesso ultra especial.
O Super computador também promete ser ferramenta decisiva no caixa dois, no combate a sonegação, fraudes, lavagem de dinheiro entre outras modalidades de desvio de receitas. Inclusive juízes terão senhas de acesso imediato ao sistema, sobretudo, para bloqueio de contas bancárias em execuções judiciais de toda ordem. Será que ainda seremos donos de que é nosso?
Antes da chegada do HAL, o judiciário, ao solicitar a quebra do sigilo bancário, emitia nota intimando o Banco Central para informar dados em 24 horas sob pena de prisão. O Banco Central, por sua vez, era obrigado a encaminhar ofício para 182 instituições financeiras, solicitando informações sobre determinado CPF ou CNPJ. Multiplicado por aproximadamente 3 mil pedidos diários, representam 546 mil pedidos de informações cadastrais de contas bancárias, à espera de meio milhão de respostas.
A partir da estréia do HAL, com um simples apertar de botão, COAF, Ministério Público, Polícia Federal, qualquer juiz tem acesso a todas as contas bancárias que os cidadãos e empresas possuem em território brasileiro. Isto vai resultar em média de 1 milhão de informações diárias através do uso do sistema do HAL. A partir do próximo ano o fisco brasileiro começa a cruzar mais informações e num prazo médio de dois anos, todos os brasileiros estarão checados, desde que tenham CNPJ e CPF via on-line. Seguiremos no próximo artigo com este assunto, pela sua importância. Blog. www.carlosotavioschneider.blogspo.com E-mail: cos.schneider@gmail.com

Nenhum comentário: