CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 24 de julho de 2008

A Bacia Leiteira Globalizada

Os blocos econômicos distribuídos pelo planeta são realidade inquestionável no mundo dos negócios, sobretudo, quando tratam de gêneros de primeira necessidade como é o caso dos alimentos. As parcerias internacionais representam por vezes para muitas empresas, crescimento econômico com aporte de capital internacional, o que, diga-se de passagem, estabelece vínculo de integração continental associado ao desenvolvimento econômico regional.
A Economia trabalha com a escassez dos fatores de produção o que demonstra que em alguns países europeus esgotou-se pelo menos um destes fatores necessários ao desenvolvimento econômico no velho continente. Possuem capitais monetários, mas lhe falta espaço físico. Neste sentido, as parcerias globalizadas podem representar uma saída para enfrentar a escassez do item “terra”.
Esta semana a Bacia Leiteira do Mercosul negociou a instalação da Cooperativa uruguaia Conaprole em solo gaúcho na tentativa de disputar, com indústrias gaúchas o mercado do leite e seus derivados. Curiosamente o projeto de investimento da empresa uruguaia, de aproximadamente R$ 200 milhões de reais, não tem parceria de empresa gaúcha do ramo. A Conaprole negocia parceria do seu projeto de investimento com outra indústria do ramo da Nova Zelândia, de onde vem, além de dinheiro, capital tecnológico. A Nova Zelândia exporta praticamente 95% da sua produção mundial de leite que, em parceria com a Austrália, são responsáveis por 40% da produção mundial.
O leite produzido nos países Europeus concorre direto com os países emergentes do continente sul americano, entre eles o Brasil, Uruguai e Argentina. A Alemanha, por exemplo, com seu reduzido território geográfico do tamanho do Rio Grande do Sul, de aproximados 282 mil km2, contabiliza produção anual de 32 bilhões de litros/ano, ocupando o quinto lugar do ranking mundial de países produtores de leite. O Brasil, com seus 8,5 milhões de km2, ocupa o sexto lugar na produção de 28 bilhões de litros de leite/ano.
Entidades e cooperativas gaúchas que acompanham o movimento industrial mundial dos produtores de leite se mostram cautelosos quanto à concorrência internacional, de acordo com o Engenheiro Agrônomo Milton Racho da Coopermil de Santa Rosa.
Como terceiro maior produtor de leite do Brasil, produzindo cerca de 3 bilhões de litros de leite/ano, fica a certeza de que o Rio Grande do Sul será novamente corredor de passagem de lucros das multinacionais, graças a uma política econômica que só forra os cofres dos entes públicos.
O Brasil do governo Lula, com sua “competente política econômica”, depois de liquidar com a aviação civil brasileira com a extinção empresa gaúcha Varig, fulmina com as indústrias de laticínios, curiosamente gaúchas. O Governo Lula se tornou o exterminador do presente. Está exterminando com as vinícolas gaúchas através da Lei Seca, explodiu com o setor coureiro calçadista, moveleiro, com forte impacto econômico no Rio Grande do Sul. Neste país, se instalaram os paradoxos esdrúxulos onde se paga para trabalhar e não trabalhar se ganha; onde políticos corruptos e traficantes enriquecem da noite para o dia. Ganham muito mais que um professor, médico, engenheiro e, infinitamente mais que o trabalhador em chão de fábrica. A Globalização é uma realidade, contudo as regras protecionistas às indústrias nacionais, a exemplo dos Estados Unidos e, de seus investidores é uma exigência lógica até porque o setor produtivo é que sustenta a máquina estatal através da geração de impostos. O Brasil tem a mania de copiar o que é bom ao governo e despreza o que ótimo à iniciativa privada. Passou da hora de um caudilho comandar este país. E-mail cos.schneider@gmail.com

Um comentário:

Felipe Consalter disse...

muito bom sua argumentação
mas ai vai uma dica
retira a foto que se encontra paralela ao texto
blz ou apenas diminua pois fotos de rosto nao sao agradaveis quando grande
abrassssssssss