CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pesquisa de Opinião Pública

Números publicados sempre impressionam e chamam atenção para o plano da existência de objetivos, muitas vezes obscuros, de cujas circunstâncias e efeitos desconhecemos.
Durante as campanhas eleitorais que participei, a Prefeito do Município de Novo Hamburgo (ano de 2000 e 2005), Governador do Estado do Rio Grande do Sul (ano de 2002), um veículo de comunicação do Vale do Sinos, preocupadíssimo em publicar “ pesquisa de opinião eleitoral”, foi muito infeliz, pois todos, do mundo político, sabiam da mesquinha manipulação.
Não existe pesquisa de opinião pública, que não tenha endereço certo e específico. Salvo melhor juízo, pesquisa de opinião pública é aquela externada pelo próprio entrevistado, publicamente. Outra é a pesquisa de opinião “publicada” de acordo com os interesses dos contratantes exigindo a publicação daquilo que querem seja publicado.
Assim, partidos políticos, entidades de classe interessadas em manipular os leitores, ouvintes ou ainda telespectadores, fazem publicar números de pesquisa de opinião “publicada” e não de opinião pública.
Do mesmo modo, as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras que causam arrepio para quem busca informação sobre seu funcionamento. As “Pesquisas de Opinião Pública” estão sujeitas a todo tipo de manipulação. Aliás, ninguém conseguiu provar até ontem de que a urna eletrônica não é passível de fraude. Sendo possível a fraude, os resultados podem ser manipulados, principalmente quando vinculados às pesquisas publicadas pela imprensa “oficial”, envolvendo o jogo de interesses políticos, econômicos e sociais. Uma hábil manipulação de quem elege políticos, escala a seleção brasileira, manipula a massa popular na manutenção do sistema.
Pois bem... Diante destas manipulações que emergem da “Ilha da Fantasia” chamada Brasília, o que sobra para os mortais eleitores? Mudança de comportamento!! Sem dúvida, é com o voto, símbolo da manifestação popular do poder soberano previsto na Carta Constitucional Brasileira, que deve mudar o quadro político do país e não a renúncia ao este sufrágio.
Prematuramente e vergonhosamente já existem pesquisas de opinião “publicadas” circulando pela mídia em relação às eleições de 2010. Com que interesse? A mesma mídia que espalhou seus filhotes em todos os estados da federação brasileira, projetando nomes, partidos, entrevistando “candidatos” antes mesmo de iniciada a campanha eleitoral é a que esbraveja a tal “liberdade de imprensa”. São atitudes repugnantes, pois ferem o princípio da igualdade, da legalidade e, sobretudo, o da moralidade. Liberdade de imprensa sim, mas com responsabilidade.
O Rio Grande do Sul já serviu de modelo a programas sociais ao país todo, menos o desagregador conflito do Detran. Assim, os gaúchos novamente entram em cena para, desta feita, iniciar o movimento político eleitoral às próximas eleições, votando somente em candidatos a cargos eletivos sem mandato em curso. Ou seja, votar em candidatos que tenham cumprido seus mandatos para os quais foram eleitos. Entre estes pré-candidatos, lembro o nome do ex-vereador da Picada Café Eugênio Spier, PTB, como pré-canditura a Deputado Federal ou Deputado Estadual. Como vereador eleito, tanto em Nova Petrópolis como na Picada Café, tendo honrando cada voto recebido no cumprimento da missão parlamentar municipal é indicado, também pelo Sen. Sérgio Zambiasi a postular uma cadeira no parlamento federal ou gaúcho nas próximas eleições caso seu nome seja indicado na convenção. O setor do couro e calçado na Assembléia Gaúcha ou Brasília poderá ter credencial, caso aceite o desafio, sem descartar outros importantes nomes da região não destacados pela “pesquisa de opinião publicada”.
E-mail: cos.schneider@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Neste contexto, tenho observado que os interesses econômicos se sobrepõem aos ideais políticos e sociais que sociedade clama, é notório a lentidão que se arrasta no Legislativo e judiciário, quando trata de questões políticas. É claro, que aqui não me refiro as matérias processuais, indiciamento, CPIs e nem julgamento. Isso tudo acontece em razão de um emaranhado de Leis que dificultam julgar e sentenciar um político, haja vista os acontecimentos de Brasíla, quando a roubalheira do mensalão,tendo a frente o quadrilheiro José Dirceu, Genuino,Denubio entre tantos, e o presidente da República dizer que não sabia de nada. Ora, talvez seja qualquer cidadão, e mais um dos magistrados chegar ao ponto de dizer que o mensalão foi uma obra de ficção da oposição é no desconfiar que companheiro vistiu o 13. Assim, meu caro, não é ficar alarmado quando pesquisas feitas no vale dos sinos ou em outras regiões aqui do RS e do Brasil, poucas refletirão a realidade dos eleitores. Encomendadas por interesses para beneficiar políticos, que em muitas vezes
usam e abusam do dinheiro público. Desse modo, os princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade com essa gente não há esperança para a nação brasileira. Quiçá, surjam pessoas nas próximas eleições com princípios e sem ser carreristas, para serem os verdadeiros representantes do povo. Devemos oportunizar outros cérebros oxigenados e com clareza de idéias, pensem nisso.

Anônimo disse...

Na Verdade eu jamais, iria me esconder de expressar minhas idéias, portanto, onde lê-se Anônimo, leia-se Valneyv@hotmail.com

valney luiz Vargas. disse...

Dr.Carlos Octávio Schneider:

Agradeço as suas palavras que refere-se aos assuntos que por diversas vezes trocamos opiniões em relação as obras inacabas; ora, com relação as obras sejam elas acabas ou inacabadas, cabe dizer que para a execução de obras na administração pública direta e até indireta de qualquer dos poderes deverá obedecer os princípios mecnionados no Art. 37 da Constituição Federal do Brasil, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade entre outros; os quais regulamentados pela Lei n° 8.666 de 21 de junho de 1993, é claro para determinados valores e urgência há previsão de dispensão da licitação. Mas, o que se entra em discussão é obras paradas ou como diz Dr. Carlos inacabas, é sua finalidade nesse sentido, basta ver na 5ª feira 01/10 a manifestação do TCU, solicitando estudos por menores com certa preocupação de subfaturamento, obras fracionadas entre as construtoras, na condição de cidadão e contribuinte me sinto lesado, assim como demais da sociedade, observa-se claramente que em períodos de eleição, serve de palanque e por políticos indolentes para inauguração de trechos de 500m, 2 a 5 km. Assim, enquanto existir políticos desta índole, devemos trazer o nosso sentimento de repúdio as mal feitores à nação. Um País que tem deficit habitacional, péssimas estradas,portos, aeroportos, saúde na UTI, escolas caindo sobre alunos, Universidades suteadas, previdência com deficit de mais de 45 bilhões, nossa o que podemos esperar? É importante destacar que as verbas públicas que se perdem no ralo, fará falta para atender as necessidades essenciais da coletividade, por isso continuaremos atentos e trazendo nossos sentimentos de inconformidade que tal desperdício.
Valney Luiz Vargas.