CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

As Atrapalhadas de um Presidente

Nas últimas semanas que antecedem o Natal e Ano Novo assistimos nos principais noticiários brasileiros, as atrapalhadas do Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva que apela ao consumidor brasileiro ignorar a crise econômica. Lula virou conselheiro de instinto paternal do povo, que num tom de comando e ordem a todas as classes sociais, sobretudo, as classes “c” e “d” manda desconsiderar a crise financeira que se instalou mundo, e ir às comprar. Disse o primeiro mandatário do país ao povo: “ignorem a crise e comprem, gastem para este natal”. O Presidente Lula só não disse caso o consumidor não conseguir pagar suas contas, se o governo banca eventual inadimplência.
O presidente se esqueceu também de sua origem de trabalhador metalúrgico em que sabe muito bem o que é receber um salário mínimo e como chegar ao final do ano com os míseros trocados que sobram no bolso do trabalhador, somado ao 13º salário, vai às compras, quem sabe, para um rancho mais reforçado para ceia de natal ou ainda algum vestuário, ainda que fora de moda mas que caiba no seu orçamento.
O trabalhador não tem como chegar numa instituição bancária para adquirir, como o governo, um cartão corporativo para sair gastando a toa. Aliás os bancos nem o procuram para tanto. O trabalhador, atraído pelas ofertas de baixas prestações de produtos expostos em vitrines, se lança a comprar em longas, mas suaves e eternas parcelas. Para tanto conta com o posto de trabalho que certamente não é em Brasília, mas no incerto mercado de trabalho que vive o país. Aliás, o ilustre Presidente da República, em sua reta postura de dirigente máximo do país, induz o povo não só ir às compras, mas levar a si e o sistema de crédito ao consumidor ao colapso como aconteceu nos Estados Unidos da América, guardada sua proporção.
Nunca é demais lembrar que mais de 80 milhões de brasileiros estão com algum tipo de dívida vencida. Só no sistema financeiro brasileiro os valores chegam a mais de R$ 400 milhões de reais. Como o trabalhador brasileiro, sufocado pelos compromissos financeiros de final e começo de ano, adora ir às compras e fazer prestações como seu único modo de consumir os sonhados bens duráveis!!. A tortura da incerteza começa com a virada do ano. Endividado, bolso vazio, prestações vencendo, começam a chegar os carnês do IPTU, IPVA, Celular, Tarifas e Taxas anuais, matrículas escolares, livros, etc. Assim, sem planejamento surge a figura do desastroso jeito de se endividar. Estamos falando de 2008 que, segundo os renomados economistas, foi um ano em que a crise não se fez sentir no país sendo que o pior ainda está por vir. Portanto, economizar e racionalizar nunca será demasiado, liquidar o passado e racionalizar o futuro parece prudente. Já dizia meu finado avô que em tempos de crise “mais vale um tostão na mão do que dois voando”.
Quem vive no mundo da lua e dos céus de brigadeiro, não tem muito com que se preocupar, sobretudo, quando forrada a guaiaca à custa de quem realmente trabalha. Estão aí, portanto, dicas atrapalhadas de um presidente inconseqüente.
E-mail: cos.schneider@gmail.com Blog. www.carlosotavioschneider.blogspot.com

Nenhum comentário: