CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

terça-feira, 25 de março de 2008

O País Continental

Durante os anos 90 o Rio Grande do Sul foi palco de um movimento chamado de Movimento Nacionalista Pampa que, com Santa Catarina e Paraná pretendia criar um novo país em razão das discriminações sofridas pelo Governo Central do Brasil. Os atos do movimento sessecionista, causaram enorme impacto sobre Brasília face a adesão de mais da metade da população gaúcha em apóio a causa. Na ocasião o Ministro da Justiça Maurício Correa, após assistir a matéria da Rede Globo sobre a mobilização do Sul, ameaçou a todos os separatistas com prisão. Só o que o Ministro não sabia, era que teria que criar uma penitenciária para aprisionar mais de 6 milhões de gaúchos simpáticos à causa. Esta estatística era do Instituto Bonilha do Paraná.
Os motivos do movimento, eram e continuam sendo tão reais quanto eram os de 1835 quando explodiu a Revolução Farroupilha, que promoveu a proclamação da República Riograndense. As discriminações sociais, altos impostos, ataques sistemáticos ao modelo monárquico de governo, foram os principais motivos da explosão do movimento Farroupilha, liderado na ocasião por Bento Gonçalves da Silva, Honófre Pires, José Gomes de Vasconcelos Jardim, entre outros.
O que ninguém podia imaginar na década de 90 do século passado, era com as maledicências da Rede Globo de Televisão, em atacar os habitantes do Rio Grande do Sul, apenas pelo grupo étnico, pois o movimento sessecionista era liderado por descendentes alemães, italianos, portugueses, entre outros. Ainda pelos mesmos meios, a enviada especial da Rede Globo na ocasião, Neide Duarte, que andou desaparecida por algum tempo das telas da emissora, qualificou os gaúchos de "neonazistas" em suas tendenciosas reportagens, a partir da matéria levada ao ar com o hoje vereador de Santa Cruz do Sul, Irton Marx, líder do movimento. As razões eram porque falava alemão, possui cachorro pastor alemão e pertence ao grupo étnico alemão. Qual teria sido a rotulagem atribuída aos insurretos farroupilhas de 1835?
A retrospectiva em torno desta questão, se deve aos sucessivos e continuados erros praticados por um governo demagogo, irresponsável em sua política social e econômica. Chega-se à inequívoca convicção de que o Brasil, país continental, não suporta mais sustentar este elefante branco, corporativista, burocrático, fiscalista com tantos prejuízos, chegando a perder mais de 85 bilhões de reais por ano, jogados ao ralo do desperdício da corrupção, dinheiro tirado do bolso do contribuinte.
Não há mais como admitir tantas discriminações contra estados de um Brasil que deu certo (Sul e Sudeste) diante dos outros Estados de um Brasil que não deu certo. As Regiões Sul e Sudeste, servem de dorso aos carrapatos sangue-sugas de Brasília, na malfada prática de manter o clientelismo político, dos currais eleitorais mantidos com os programas tipo "bolsa-família"; "vale farmácia", "vale gás" que nada tem de promotor das desigualdades regionais. O povo quer emprego. Não esmola. O Empresário segurança, não desespero. Aliás, os números do governo Lula são vergonhosos e decepcionantes. Enquanto a média dos países emergentes tiveram um crescimento econômico de 7,4% do PIB, em 2007, e será de 7,1%, em 2008, o PIB brasileiro de 2007 apresentou um medíocre crescimento de 4,8%, em 2007, e deverá crescer apenas 4,5%, em 2008. Mas deste assunto vamos nos ocupar do próximo artigo.

Nenhum comentário: