CORDILHEIRA DOS ANDES

CORDILHEIRA DOS ANDES
Complexo Hoteleiro localizado na Cordilheira dos Andes, na estação Valle Nevado em Santiago do Chile - Foto 03.05.2012

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Estelionato Eleitoral

Esta coluna não tem o condão de tratar de pré-candidatos a cargos eletivos ou indicar alguns nomes ou coisa do gênero. Já tem colunista se ocupando de tais tarefas. Porém hoje será exceção. Já dizia um filósofo francês que a "política é a arte de impedir o povo de participar de assuntos que propriamente lhe dizem respeito". Assim, salvo honrosas exceções, o político se tornou artigo de segunda linha, pois a grande maioria da população brasileira vota em dia de eleição pela obrigatoriedade imposta por lei e não pela convicção ideológica. A política é salutar e essencial. Os homens públicos a deturpam.
A cidade de Novo Hamburgo, apenas como exemplo, no início da década de 90 ocupava o terceiro lugar no "rancking" econômico do Estado. A elite política conservadorista, no comando declinante da cidade há mais de quatro mandatos, permitiu, e continua permitindo a decadência administrativa do município sem planejamento de futuro. Atualmente ocupa em oitavo lugar da economia gaúcha, em queda livre e sem sinais da mudança de rumos. Quem vive em Novo Hamburgo se depara com tristes situações de políticas sociais. As entidades de classe perderam força; a cidade parou de crescer; perde verbas gigantescas em arrecadação. Houve Deputado Estadual, hoje prefeito da cidade que se mostrou horrorizado com a carga tributária incidente sobre a produção de bens e serviços no início de mandato para prefeito em 2006, mas votou pelo aumento do ICMS no Rio Grande do Sul em 2003 quando ainda Deputado Estadual, no Governo Germano Rigotto.
Deputados estaduais e federais, eleitos para representar os interesses da região coureiro calçadista, pelo vício, querem declinar, mais uma vez ao mandato eleitoral para ocupar espaço político em seus respectivos municípios. Não estaria configurado o "estelionato eleitoral"?. Enganar a população, pedindo votos em seu nome e do partido, para que estes, representem os interessas da região e, com seu mandato anterior mal cumprido renunciando ao mesmo, para postular novo mandato, não estaria configurado o estelionato eleitoral? Será longa a caminhada, mas o eleitor haverá de vencer.
O Vale do Sinos vive situação atípica. Entre os pré-candidatos a prefeitura da cidade de Novo Hamburgo, às eleições deste ano figura o único Deputado Federal da região do couro e do calçado. Este pretende abandonar a representação parlamentar em Brasília, para ocupar novo mandato político que não deveria ser dele. Não é estelionato eleitoral?.
Em 2003 quando conversei com o Presidente do Banco Mundial no Brasil em uma das oficinas temáticas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em Brasília, Vinot Thomas, fiquei impressionado. Disse ele na ocasião que o Banco Mundial havia disponibilizado US$ 38 milhões para investimento no Eco Turismo no Rio Grande do Sul. Bastavam os projetos nesta área para se habilitar a uma fatia desta rubrica. Não houve que se interessasse pelo assunto. Nada fizeram os parlamentares gaúchos para passar esta informação às suas bases municipais, de que havia esta rubrica. Nada veio à nossa região.
Precisamos mudar a forma de votar. Necessário e urgente a postura do eleitor votar em candidatos que respeitem seu mandato e o cumpram na íntegra. Na eventual renúncia do último representante político da região no Congresso Nacional, não restará alternativa senão o de lançar um novo nome com propostas para 2010. Alguém que respeite as prerrogativas de parlamentar, que tenha experiência política e se digne defender os interesses sócio econômicos do Vale do Sinos. Não se admite que uma região como a nossa, fique a mercê da política do abandono. Bons nomes não faltam e ousaria em princípio levar à apreciação da população, o nome do Vereador Eugênio Spier do PTB da cidade de Picada Café para ocupar este espaço de Deputado Federal. Por sua experiência política, por ser um representante do setor coureiro calçadista da região tem capacidade de postular e defender os interesses da nossa gente. Ainda por outras regiões do Rio Grande do Sul como o da Serra Gaúcha, vinculada aos produtores de móveis, vinhos, metalurgia, cooperativismo nomes bons e interessantes como o do ex-deputado federal constituinte Hermes Zanetti, que tem atuação forte no centro político em Brasília em favor deste segmento econômico. Se torna urgente a mudança de paradigmas e de comportamento do próprio eleitor nãopermitindo o indigesto "Estelionato Eleitoral". E-mail: cos.Schneider@gmail.com

Nenhum comentário: